Fevereiro/2017: R$ 243.846,20 (+1,88%)

Olá amigos!

Agora sim o ano finalmente começou! Estamos no Brasil e o ano realmente só começa depois do carnaval, MESMO. Você pode tentar lutar contra isso, porém falhará miseravelmente.

Neste mês não teve aporte simplesmente porque me desliguei (novamente, mais fortemente ainda) das finanças. Só abri o homebroker no começo do mês para montar as tabelas do mês passado.

Sabe o que é pior? A sensação é A MELHOR POSSÍVEL!

Vamos aos números!

Finanças

Conforme já falado, esse mês veio sem aportes.

O dinheiro destinado ao aporte está lá na conta corrente, em um fundo de liquidez diária rendendo mixaria. Por este motivo mês que vem o aporte será FORTE.

 

Não operei nada. Lançarei opções cobertas ainda esta semana para tirar um pouco de “remuneração” das ações que tenho em carteira.

Será que devo contar essas opções como renda passiva!? Ao vender um opção você recebe, na hora, o valor do prêmio em seu homebroker. 

Por exemplo, este mês recebi R$220 por vender opções cobertas de PETR4. Este dinheiro será usado agora para aportar em outras ações e/ou FII.

Caso a opção seja exercida, você entrega suas ações e recebe o valor combinado de venda.

Quando a opção não é exercida você fica com o dinheiro do prêmio e sem nenhum tipo de obrigação para com terceiros. Muito bom, né!?

Fazendo as contas, a rentabilidade bruta foi de 1,6% ao mês nesta operação.

Lembrando que todo e qualquer lucro com opções é taxado em 15% (se for day trade, 20%) ao final do último dia útil do mês subsequente à operação (lembrem-se: o GOVERNO é seu maior SÓCIO  – e que sócio!).

Dá uma olhadinha em quanto esse “sócio” já lucrou a nossas custas, até hoje:

 

Sem mais delongas, vamos aos números da carteira do M1M :

Clique para ampliar

Este mês tive valorização de 1,88% segundo a planilha de rentabilidade. Nada mal para quem está exposto em mais de 80% em Renda Fixa!

Renda Passiva

Minha primeira meta para esse ano é chegar a bater R$ 500,00 de renda passiva em algum mês.

Depois dessa meta cumprida, pretendo triplicar a quantidade de tempo da meta e manter a renda nesse patamar durante 3 meses consecutivos!

Acho que a segunda parte da meta ficará para 2018.

Com a adição de um novo FII mês passado, tive um aumento de renda passiva.

A caminhada ainda é longa, mas pelo menos a primeira meta (R$500/mês) acredito que conseguirei bater este ano!

Vamos aos números (TD já descontadas taxas e IR):

Clique para ampliar

Alocação de Ativos

Meus ativos, por categoria de investimentos, estão divididos da seguinte maneira:

Clique para ampliar

Meu portfólio está muito concentrado em renda fixa, principalmente CDB/LCI’s. Vou, gradativamente, aumentar minha exposição em renda variável até o percentual de 30%. A princípio será por meio de FIIs, buscando alcançar a meta estabelecida em renda passiva.

Vida Pessoal

Não viajei no carnaval e poupei bastante este mês! Faz mais de 5 anos em que viajo todas as vezes nessa época. Gastei, somando tudo – bebidas, transporte, festas – cerca de R$500 no carnaval inteiro. Excelente! 

Meu Projeto Digital está decolando e acredito que até Agosto já estará gerando renda. Está difícil conciliar com o trabalho, por isso estou andando a passos lentos, porém constantes!

Voltei a academia e, acredite ou não, o que está me motivando são os apps fitness! Estou acompanhando minha dieta com o MyFitnessPal (tem dado resultado), minhas corridas com o RunKeeper (ainda aproveito para ganhar uns pontos no cartão de crédito para cada corrida completada – falarei sobre esta dica, stay tuned ) e meus treinos (seria este o termo correto?) com o app MyTraining que me poupa o trabalho de ficar cronometrando os intervalos das séries e o número de séries já feitas! Como sempre estou ouvindo um Podcast, meu celular está sempre comigo nesses ambientes. Por enquanto vem dando certo! Mês que vem eu mostro como foram meus resultados.

Ainda em clima “despreocupado” com investimentos encerro esta postagem.

Abraços!

[Total: 1    Média: 5/5]
Compartilhe!

Meu 1° Milhão

O site "Meu 1° Milhão" mostra a caminhada rumo ao primeiro milhão de reais, através de disciplina, trabalho, economia e juros compostos. Acompanhe essa trajetória!

18 comentários em “Fevereiro/2017: R$ 243.846,20 (+1,88%)

  • março 3, 2017 em 10:47 am
    Permalink

    Meu amigo que carteira recheada. E que patrimônio!
    Parabéns! Continue assim!

    Um abraço do seu camarada MP.

    Resposta
    • março 3, 2017 em 11:20 am
      Permalink

      Rumo aos 300k ainda esse ano! 😀

      Resposta
  • março 3, 2017 em 11:32 am
    Permalink

    Parabéns Meu 1º Milhão!

    Poderia por gentileza detalhar como vc faz essa operação de venda coberta?

    Por exemplo, você vai no home brooker e escolhe vender qual ativo? (petroc16 ou petroc32, qual deles?)

    Obrigado desde já!

    Abraço

    Resposta
    • março 3, 2017 em 1:58 pm
      Permalink

      Ola Rubens!

      Pra fazer VC (venda coberta) é mto simples:

      1) Tenha o ativo base (no caso PETR4)
      2) Escolha o preço alvo do seu ativo, que seja confortavel caso vc seja exercido. No meu caso comprei a PETR4 por 15,80. Entao escolhi vender a opcao de call de 16,50.
      3) Digite o codigo da opcao (PETRB46 no meu caso, PETR PN 16.50 (PETRB46)) e envie uma ordem de VENDA.
      4) Pronto! O dinheiro cai na hora e vc pode sacar em dois dias.

      Caso o preço do ativo nao chegue ate 16,50 na data de vencimento da opcao vc fica com as acoes. Caso ultrapasse 16,50 vc sera exercido e devera entregar as acoes por 16,50. Porem, como vc vendeu a opcao, vc ja recolheu o premio, no meu caso foram 0,30, na hora em que enviou a ordem de venda. Caso eu fosse exercido seria como se eu tivesse vendido a acao que eu comprei (15,80) por 16,80 (16,50 do strike da opcao + 0,30 de premio) gerando 1,00 de lucro por acao. Lembrando que depois tem que calcular o IR de 15% sobre a operacao TODA (inclusive essa venda) mesmo que abaixo de R$ 20k.

      Farei um post explicando melhor em breve, com exemplos práticos deste mes de março.

      Abracos!

      Resposta
    • março 3, 2017 em 2:00 pm
      Permalink

      Para este mes estou pensando em lancar a opcao PETRC16 que tem o strike em 16,00 ou PETRC46 @ 16,50 novamente.

      Resposta
      • março 3, 2017 em 3:14 pm
        Permalink

        Show!!! Valeu mesmo M1M!!!

        O único “risco” é a ação valorizar muito e você deixar de ter um lucro maior…. No geral, você acha que vale a pena lançar opções? E, você tem o costume de lançar todo mês todas as ações da Petr4 que você tem na carteira ou só uma parte?

        Um abraço!

        Resposta
        • março 5, 2017 em 10:44 pm
          Permalink

          Existe o risco da ação cair demais também. Pois se vc nao poderá vender enquanto a ação estiver como garantia para a venda coberta da acao. Nesse cenario vc deve primeiro comprar a opcao vendida e ai sim vender a acao. Essa situacao nunca passei, sempre segurei a acao, mesmo em queda, e lancei novas opcoes no exercicio seguinte.

          Tenho costume de lancar toda as acoes da PETR4 para remunerar minha carteira. Pra mim nao faz sentido lancar apenas uma parte pois nao tenho intencao de ter a PETR4 no longo prazo.

          Abracos!
          M1M

          Resposta
  • março 3, 2017 em 8:52 pm
    Permalink

    Olá M1M,

    Acabei de descobrir o seu blog. Parabéns pelo conteúdo e pela carteira!

    Aguardando o post prometido nos comentários sobre opções, hehehe, pois ainda é meio confuso pra mim, que ainda vou começar a investir em ações.

    Abraços.

    Resposta
    • março 5, 2017 em 10:45 pm
      Permalink

      Ola! Obrigado pela visita!

      Vou fazer os posts sobre opcoes comecando pela operacao que eu julgo ser a mais basica e simples de entender: venda coberta!

      Abracos,

      M1M

      Resposta
  • março 5, 2017 em 11:28 am
    Permalink

    Fevereiro foi difícil pra muita gente, lá na empresa a inadimplência deu uma subida agora já em março começamos forte a cobrar, pelo que acompanhei aqui na blogosfera vários não aportaram em fevereiro, espero que consiga reverter esses aportes em marco

    Boa sorte

    Resposta
    • março 5, 2017 em 10:46 pm
      Permalink

      Interessante isso VdD. Depois vc poderia fazer um post sobre a sazonalidade do seu negocio, tenho mto interesse nessa area de software house!

      Nao aportei em fevereiro, mas o dinheiro ja esta separado para esse mes. Logo, o aporte deve ser maior…

      Abracos!
      M1M

      Resposta
  • março 5, 2017 em 2:24 pm
    Permalink

    Mesmo sem aporte, ver o bolo crescer é bom demais! E com aporte forte (como o próximo que virá) será melhora ainda!

    Parabéns M1M!

    Resposta
    • março 5, 2017 em 10:47 pm
      Permalink

      Valeu Noob! Ver o bolo crescer sem fazer nada é bom demais mesmo! Que o mercado continue nesse ritmo! hehe

      Abracos,
      M1M!

      Resposta
  • março 6, 2017 em 10:38 am
    Permalink

    Opções só da certo com petr e vale né? Eu tenho alguns lotes de ambev e bb mas a liquidez é muito baixa. Um abraço

    Resposta
    • março 6, 2017 em 11:05 am
      Permalink

      Nunca tive sucesso com outras opções justamente por causa da liquidez. Só PETR e VALE têm a liquidez que faz “valer a pena operar”.

      Nas outras opções vc pode perder mto por causa de ágio no book ou se iludir com valores de “ultimo negocio” que nao acompanham a movimentação do papel. Ja fiz travas de alta com BVMF por exemplo, mas foi um parto pra desmontar a operação. Não valeu a dor de cabeça.

      Abraços,
      M1M

      Resposta
  • março 6, 2017 em 8:08 pm
    Permalink

    Excelente post e aprendi mais sobre opcoes rsrs

    Valeu M1M

    Resposta
  • março 11, 2017 em 11:57 pm
    Permalink

    Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    Resposta
  • março 25, 2017 em 11:00 pm
    Permalink

    Prezado amigo blogueiro,

    Achei que apenas uma edição em inglês iria deixar de receber muitas pessoas no Brasil que não conseguem ou não querem ler em inglês. Como eu disse por lá o foco é publicar em inglês, mas para não deixar muitas pessoas na mão e dependendo do Google Translate achei por bem deixar as cópias em português brasileiro também.

    A cópia em português ficará no Blogger, com a url http://frugalsimples.blogspot.com.br Veja que na versão em português temos um “S” a mais para deixar a URL também em português.

    As futuras atualizações do frugalsimple.net também estarão disponíveis em português via blogspot.com.br

    A versão em português será um pouco mais enxuta e com menos fotos para otimizar para celular e conexões mais lentas e economizar dados do leitor, mas o conteúdo escrito será o mesmo. Sinta-se a vontade para comentar em qualquer um dos dois. Seu blog consta em ambos os blogrolls.

    Se preferir fique a vontade para add o http://frugalsimples.blogspot.com.br no seu blogroll também.

    Grande abraço!

    Frugal.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder