Planilha de Rentabilidade

O blog “Além da Poupança” fez um ótimo trabalho ao publicar a Planilha de cálculo de rentabilidade, utilizando um sistema de cotas. Esta é a planilha que eu – e praticamente toda a blogosfera de finanças – utilizo para calcular quanto meu portfólio de investimentos está rendendo.

 

 

Como utilizar a planilha

 

Para utilizar a planilha é muito simples, basta fazer o seguinte:

 

  1. Baixe a planilha através deste link (créditos para o AdP)
  2. Preencha os valores nas abas (se quiser pode personalizar o nome)
  3. Pronto! Veja o resultado na aba “Consolidado”

 

 

Por que esta planilha é útil?

 

A utilização da planilha visa controlar dois aspectos primordiais de seus investimentos:

 

Primeiro – seu valor aportado, ou seja, quanto você depositou no mês para investir. Anotando mensalmente este valor é possível descobrir no final do ano quanto você realmente conseguiu poupar.

 

Segundo – sua rentabilidade mensal e histórica. O cálculo da rentabilidade proporcionada pela planilha permite que você compare sua rentabilidade com outros indicadores. Saber quanto seus investimentos rendem, com certeza, é um fator importante e determinante para o sucesso de seu portfólio.

 

 

Por que a rentabilidade é importante?

 

Vamos supor que historicamente seus investimentos tenham rendido 30% em 5 anos. Parece uma ótima rentabilidade, certo? Errado! Muitos produtos de rendam fixa rendem até 16% ao ano – inclusive o Tesouro Direto já negociou títulos com esses valores pré-fixados. Com uma taxa semelhante a esta seu dinheiro iria dobrar ao final de 5 anos!

 

Por este motivo é importante saber sua rentabilidade histórica. Assim é possível gerar seu próprio “índice” para comparações futuras e atuais com outros índices de mercado.

 

 

Conclusão

 

Baixe a planilha e acompanhe seu histórico de investimento! O controle é o primeiro passo a ser tomado por aqueles que querem ver seu portfólio crescer!

 

Ps. deixei o link para o post original do AdP, assim se houver qualquer tipo de atualização na planilha vocês poderão baixar sempre sua última versão.

 

 

[Total: 1    Média: 5/5]
Compartilhe!

Meu 1° Milhão

O site "Meu 1° Milhão" mostra a caminhada rumo ao primeiro milhão de reais, através de disciplina, trabalho, economia e juros compostos. Acompanhe essa trajetória!

3 comentários em “Planilha de Rentabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar
Esconder